PDE | Ponto de Equilíbrio Consultoria Financeira

MenuClose

PDE na Mídia


Uma questão estratégica

Jornal Exclusivo - 19 a 25/07/2010

A organização financeira é uma questão estratégica para as organizações. As empresas devem estar constantemente criando novas alternativas de redução e controle de seus custos, independente do monento ou situação em que se encontrem.

A eliminação de disperdícios e perdas possibilita redução de custo final das mercadorias e, consequentemente, a fixação de preços competitivos em relação ao mercado, com maior lucratividade. "Um bom planejamento e a implantação de sistemas e porgramas de controle de custos eficazes e confiáveis tornaram possível a tomada de decisões mais seguras e ações específicas na busca dos resultados positivos para a empresa", afirma Rosângela Martins.

Questionado sobre a melhor forma de controle de custos e despesas, Fábio Henrique, empresário e consultor financeiro(Santos/SP), destaca que hoje, existem vários sistemas para gestão de lojas que vão desde programas específicos até planilhas. "É fundamental que o lojista tenha controle exato dos custos fixos da loja", afirma. Além disso, o estoque também deve ser bem controlado, já que, muitas vezes, ele pode subir muito e o caixa ficar vazio, gerando despesa financeira e compromentendo a lucratividade.

Henrique alerta ainda que o lojista deve ter controles que demonstrem claramente qual é a sua parte do bolo. "Existem alguns empresários que administram a empresa com olhos apenas no caixa, ou seja, quanto tem no banco", diz. Porém, segundo ele, esse dinheiro não é seu em sua totalidade, e caso não exista um controle de margem de lucro, valor do estoque, entre outros elementos, corre-se o risco de se gastar mais do que ganha. Por esse motivo, o consultor alerta que se deve fazer um acompanhamento financeiro sempre por competência, considerando tudo que faturou no mês, tudo que comprou no mês e decontando a diferença do estoque.

Dicas Importantes:

- Se uma loja compra mercadorias à vista para vender em 6 vezes ela deve ter capital de giro para suportar esse financiamento ou procurar terceiros para financiar seus clientes;

- Caso a loja compre mercadorias para pagar em 30/60/90 e vende no máximo em 30 dias essa loja terá sobra de caixa. Se tiver resultado positivo, deverá ter cuidado pois pode acabar gastando mais que pode se não souber ao certo qual é a divisão desse dinheiro;

- É fundamental que o lojista conheça um pouco de tudo: finanças, vendas, marketing, recursos humanos, tributos, enfim, com conhecimento pode-se organizar, projetar metas, avaliar e traçar objetivos;

- Lembre-se que dificilmente a empresa vai a falência em 15 dias. O problema vai crescendo e, caso nada seja feito, chega ao ponto de explodir e nesse momento é tarde, por isso os controles existem, para medir, avaliar, corrigir, simular, controlar perdas, desvios e estoques, etc.


Tem alguma Dúvida?

Clique no botão abaixo e fale diretamente com nosso Consutor através do WhatsApp

MenuClose

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461
4º andar - Torre Sul - Pinheiros - São Paulo/SP

Ligue para: (11) 3192-3946

© Copyright Ponto de Equilíbrio.  Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Agência magON Digital

Join the 5-Day 'Build Your Funnel' Challenge!

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close
Atendimento pelo WhatsApp