PDE | Ponto de Equilíbrio Consultoria Financeira

MenuClose

PDE na Mídia


Inadimplência: melhor prevenir do que remediar

Jornal EXCLUSIVO - 05 a 11/09/2011

Especialistas ensinam como minimizar este mal que tanto afeta o varejo

O que fazer? Essa é uma pergunta pertinente quando o assunto é a inadimplência dos consumidores. Para o comércio, o déficit no pagamento dos clientes pode representar não só muita dor de cabeça na hora da cobrança, mas também a temida falência da loja. Segundo um levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae (São Paulo/SP) sobre como lidar com a inadimplência, é preciso antes conhecê-la bem, sabendo quais os fatores que a ocasionam. A partir daí, deve-se utilizar práticas preventivas, podendo desta forma controlá-la. Entre os fatores a serem verificados, a sazonalidade, ou seja, saber em que épocas do ano a inadimplência é maior ou menor, é de grande importância na hora do planejamento. Além disso, ter o controle sobre o número de prestações em atraso e o valor médio destas prestações também são ações primordiais.

"Uma ótima providência é manter um cartão fidelidade, com os cadastros atualizados e fazer contatos (pós-venda) com os clientes", explica a especialista em psicologia do marketing, Zenaide Carvalho (Florianópolis/SC). Segundo ela, deve-se também evitar a venda por cheques pré-datados e o famoso "caderninho", que muitas pequenas empresas ainda fazem. "Emitir nota promissória também não vale a pena para pequenas empresas, pois o custo da cobrança muitas vezes não compensa", diz Zenaide, afirmando que fazer um excelente atendimento também ajuda, buscando a interação com o cliente.

Entre as regras preventivas para a redução da inadimplência, o Sebrae destaca a exigência de apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), confirmando a assinatura que consta nos mesmos, na hora da compra à vista, se for paga com cheque, ou parcelada. Além disso, tendo em vista a necessidade de se fazer um cadastro bastante completo e detalhado sobre o cliente, o lojista deve solicitar comprovante de residência – contas de água, luz, telefone, etc. - requerer comprovante de renda; e, após esses procedimentos, efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone fixo e consultar os serviços de proteção ao crédito.

Motivos
Quanto aos motivos que levam os consumidores a ficar inadimplentes, o consultor financeiro Fábio Henrique (Santos/SP) cita, principalmente, a falta de controle e de planejamento. "Tirando aqueles casos que a pessoa age de má fé, a grande maioria se endivida pela falta de controle e planejamento de suas finanças", afirma Henrique, destacando que o brasileiro sempre compra baseado no valor das parcelas e não do preço total do produto. "A soma das prestações é que acaba sendo o problema para os consumidores", completa.

Precaução
"O melhor hoje seria a venda no cartão. Pois se o cliente não pagar, quem arca com o ônus é a operadora", comenta Henrique. Segundo ele, o que muitas vezes leva o empresário a não investir nos cartões é o alto custo que as operadoras cobram pela utilização das máquinas e operações de compra.

Porém, esse custo, de acordo com o consultor, deve ser visto como um investimento, visto que acaba protegendo o lojista da inadimplência dos clientes. Outra alternativa para prevenção da inadimplência é deixar os vencimentos das parcelas para, no máximo, o quinto dia de cada mês. "Já foi provado em pesquisas que as contas que vencem no início do mês têm prioridade de pagamento", frisa Zenaide.

Organização
Para Henrique, a saída contra a inadimplência está na organização da loja. Segundo o consultor, medidas como trabalhar com formas mais seguras de pagamento (dinheiro e cartões) e ter um excelente departamento de crédito e cobrança são fundamentais para quem almeja ter sucesso no varejo. "O segredo está em saber cobrar. Neste caso, a cautela e o bom senso devem falar mais alto", explica, comentando que os clientes devem sim ser lembrados sobre as suas dívidas, porém, com bastante cuidado. "A idéia é não perder o cliente. Somente fazer com que ele quite suas dívidas com a loja", argumenta.

Financeira
Hoje, segundo o Sebrae, o financiamento através de financeira é uma ótima solução para o comerciante ou empresário, considerando que estes têm garantia de recebimento por parte da financeira, que é quem assume o risco da inadimplência. Mas, independente da forma de concessão de crédito ao consumidor, o lojista deverá ter em seu estabelecimento uma pessoa ou setor/departamento para administração e controle de crédito. Sua finalidade é verificar os clientes inadimplentes e executar as regras para recuperação de crédito, quando for feito pela própria empresa, ou encaminhar para serviço terceirizado de cobrança.

Dicas úteis para evitar o problema:

- Para saber como lidar com a inadimplência é preciso antes conhecê-la bem, sabendo quais os fatores que a ocasionam;
- Entre os fatores a serem verificados, a sazonalidade, ou seja, saber em que épocas do ano a inadimplência é maior ou menor, é de grande importância na hora do planejamento;
- É necessário ter o controle sobre o número de prestações em atraso e o valor médio destas prestações;
- Deve-se também evitar a venda por cheques pré-datados e o famoso "caderninho" que muitas pequenas empresas ainda fazem;
- Emitir nota promissória não vale a pena para pequenas empresas, pois o custo da cobrança muitas vezes não compensa;
- Solicitar a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF), confirmando a assinatura que consta nos mesmos, na hora da compra à vista, se for paga com cheque, ou parcelada;
- Requerer comprovante de residência – contas de água, luz, telefone, etc. - e comprovante de renda; Efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone fixo e consultar o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC.


Tem alguma Dúvida?

Clique no botão abaixo e fale diretamente com nosso Consutor através do WhatsApp

MenuClose

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461
4º andar - Torre Sul - Pinheiros - São Paulo/SP

Ligue para: (11) 3192-3946

© Copyright Ponto de Equilíbrio.  Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: Agência magON Digital

Join the 5-Day 'Build Your Funnel' Challenge!

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close
Atendimento pelo WhatsApp