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Não adianta querer vencer as grandes empresas em algo que elas já são destaque. Faça algo diferente.

Uma pequena empresa superar uma gigante estabelecida no mercado não é fácil, mas é possível. Para que isso aconteça, a startup deve agir de um jeito totalmente novo, que as grandes não imaginam. Hamza Mudassir, cofundador da empresa de consultoria em tecnologia platypodes.io, diz como fazer isso ao Entrepeneur.

Não adianta querer vencer as grandes empresas em algo que elas já são destaque: faça algo diferente. Considere todos os varejistas tradicionais que foram contra o Walmart nos anos 2000. O diferencial competitivo do Walmart era sua capacidade de vender produtos aos preços mais baixos possíveis, e outros varejistas não conseguiram acompanhar. Até que surgiu a a Amazon.

A Amazon buscou um modelo de e-commerce antes que o Walmart se concentrasse no digital, mas também é importante lembrar que Jeff Bezos não tentou dizer que vendia produtos pelos preços mais baixos. “Em vez disso, ele escolheu competir com o Walmart por meio de um atendimento ao cliente notável e um modelo de entrega em qualquer lugar no dia seguinte — duas coisas que o Walmart não conseguiu cumprir a tempo”, diz Mudassir.

Isso significa também explorar o ponto fraco das grandes empresas e o que elas avaliam como estabelecido no mercado. Por exemplo, os bancos tradicionais consideravam seus processos lentos e burocráticos uma fonte de vantagem competitiva e, ironicamente, de orgulho. Então o Revolut, um banco digital no Reino Unido, agiu de maneira diferente e desenvolveu uma tecnologia segura que fazia as transações rapidamente com o mínimo de erro. Os fundadores rejeitaram publicamente a ideia de que um banco lento era um bom banco.

As implicações dessa mudança de mentalidade foram significativas. O Revolut cresceu para 12 milhões de assinantes em menos de cinco anos de lançamento. Enquanto isso, os bancos tradicionais estão lutando com clientes insatisfeitos e transformações digitais incompletas.

Outro ponto importante é conquistar aos poucos, fazendo fornecedores, clientes e até mesmo concorrentes dependerem de você. Por exemplo, quando a Tesla quis ser a maior no mercado automotivo, ela fez mais do que construir carros elétricos — também desenvolveu uma rede nacional de estações de carregamento elétrico. Os concorrentes da Tesla ficaram com um dilema: tornar seus carros compatíveis com as estações da Tesla ou limitar seu potencial de mercado.

“No exemplo acima, o fundador da Tesla, Elon Musk, poderia ter economizado o dinheiro tão necessário e deixar outra pessoa desenvolver uma rede de carregamento. Mas, com o apoio de investidores pacientes, seu movimento de poder permitiu-lhe definir novos padrões de experiência do cliente, estabelecer parcerias simbióticas e mudar a estrutura de custos e preços da indústria”, diz Mudassir.

Fonte: https://revistapegn.globo.com/

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